Plêiade

Logotipo Plêiade

Sobre nós

Plêiade é uma sociedade cultural e estudantil voltada para a formação de pessoas capazes de desenvolver plenamente o chamado “trabalho intelectual”, tal como descrito por Josef Pieper em consonância com A.D. Sertilanges. Nesse intento, nos dispomos a realização presencial de formações voltadas à filosofia (conteúdo, finalidade), às artes liberais (forma, meio) e propedêuticas a formação da personalidade consagrada à vida de estudos: suas condições, obrigações e responsabilidades.

Nosso objetivo não é, pois, a produção de livros, cursos e publicações populares na internet.

Nosso objetivo é gestar pessoas, desenvolvendo-as física, intelectual e espiritualmente. Ocasião essa em que pululam resultados dos mais diversos; dos quais, sem dúvida alguma, estão inclusos publicações de traduções, artigos originais, aulas e, também, mesmo livros. Uma vez feitos, são disponibilizados ao público geral da forma mais acessível que nos é possível. Neste sentido, é de se notar os fins não-lucrativos de nosso projeto, assim como os caracteres de fraternidade, formação holística, aperfeiçoamento moral, perspectiva filosófica de se relacionar com o mundo circundante e cosmovisão cristã.

Desta forma, os conteúdos publicados aqui ou em qualquer outro lugar não são propriamente o núcleo duro de nossas dinâmicas internas ou a exteriorização perfeita de nossos princípios – os quais, aqui, são apenas brevemente descritos. São apenas os frutos e as exteriorizações mais superficiais do nosso trabalho profundo que, por sua vez, se faz possível no âmbito de nossa comunidade dialogante, a qual ama e rejeita as mesmas coisas em prol do encontro definitivo com a verdade e a plena compleição de nossas vocações.

Disco, doceo, diligo – aprender, ensinar e amar – é uma das formas utilizadas para sintetizar a razão de ser deste pequeno e humilde empreendimento.

Sejam bem-vindos todos aqueles que tenham interesse de ler as nossas produções e, porventura tomar parte do nosso projeto.

Disco, doceo, diligo.

Estudar, ensinar, amar.